COLLABORATION FOR BETTER RESULTS

TEAMWORK can be defined as: "A dynamic process performed by a team involving two or more professionals with similar or complementary backgrounds and skills, sharing common goals and cooperatively exercising the search for solution."
Today we fortunately find more companies that exemplify TEAMWORK by valuing the perspectives and experiences of their employees.
For making TEAMWORK really happen, companies should consider implementing the following actions:
- Leaders must set their expectation and model teamwork - They must say to employees that TEAMWORK through COLLABORATION is a required competency and the way work will be done in the company, and consequently all employees who lead work processes, projects etc. must be receptive to ideas and input from others on their teams. Leaders also need to TEAMWORK with their peers and the rest of the organization, modeling with their own example the implementation and consolidation of company's TEAMWORK culture.
- Communicate the value of a teamwork culture- The way companies create a TEAMWORK culture, is by implementing an overall sense of an internal partnership in their organization. If the value of a COLLABORATIVE culture is shared with employees, they will experiment and like it.
- Reward and recognize results achieved by teams - Instead of a pay system which only recognizes the achievements of individual employees, companies should include TEAMWORK as an element of their compensation policies ( bonuses, merit increases etc.). This way all employees will understand that their total compensation will depend on their COLLABORATIVE practices as much as on their individual contribution.
TRADUΓΓO: TRABALHO EM EQUIPE pode ser definido como: "Um processo dinΓ’mico envolvendo dois ou mais profissionais com experiΓͺncias e habilidades semelhantes ou complementares, compartilhando objetivos comuns e exercitando de forma cooperativa a busca de soluΓ§Γ΅es."
Tudo comeΓ§a com a criaΓ§Γ£o de uma cultura que realmente valoriza a COLABORAΓΓO/ COOPERAΓΓO.
A qualidade do trabalho em equipe deve ser medido atravΓ©s da anΓ‘lise da efetividade da COLABORAΓΓO na comunicaΓ§Γ£o, coordenaΓ§Γ£o, suporte mΓΊtuo, esforΓ§o, equilΓbrio de contribuiΓ§Γ£o e coesΓ£o. O impacto financeiro dos benefΓcios provinientes do trabalho em equipe deve ser medido, pois isto ajuda na justificativa do conceito de trabalho em equipe para o negΓ³cio.
Felizmente hoje em dia encontramos mais empresas que servem de modΓͺlo de TRABALHO EM EQUIPE, por valorizarem as experiΓͺncias e perspectivas dos seus empregados.
Para que o TRABALHO EM EQUIPE realmente aconteΓ§a, as empresas deveriam avaliar as seguintes aΓ§Γ΅es:
- Os lΓderes devem definir suas expectativas e agir como um modΓͺlo a ser seguido - Eles devem dizer aos empregados que o TRABALHO EM EQUIPE atravΓ©s da COLABORAΓΓO de todos, Γ© uma competΓͺncia exigida e que a forma como o trabalho serΓ‘ realizado na empresa, e que consequentemente todos os empregados que lideram processos, projetos etc. devem ser receptivos Γ s idΓ©ias dos colegas de sua equipe. Os lΓderes tambΓ©m precisam trabalhar em equipe com os seus pares e com outros empregados na organizaΓ§Γ£o, dando assim o exemplo para a implementaΓ§Γ£o e consolidaΓ§Γ£o da cultura de TRABALHO EM EQUIPE na empresa.
- Comunique o valor de uma cultura de TRABALHO EM EQUIPE - As empresas criam uma cultura de TRABALHO EM EQUIPE atravΓ©s da implentaΓ§Γ£o de um senso comum de parceria interna. Se o valor de uma cultura COLABORATIVA Γ© compartilhado com os empregados, eles vΓ£o experimentar e gostar.
- Recompense e reconheΓ§a os resultados acanΓ§ados por equipes - Em vez de um sistema de remuneraΓ§Γ£o que apenas reconhece resultados alcanΓ§ados por indivΓduos, as empresas devem incluir o TRABALHO EM EQUIPE como um elemento de sua polΓtica de remuneraΓ§Γ£o ( aumentos salariais, bonus etc.). Desta forma todos os empregados vΓ£o enteder que a sua remuneraΓ§Γ£o total vai depender tanto das suas aΓ§Γ΅es COLABORATIVAS, quanto dos seus resultados individuais.
Em qualquer empresa com ambiente de TRABALHO EM EQUIPE, os seus empregados realmente acreditam que as decisΓ΅es e aΓ§Γ΅es sΓ£o melhores quando tomadas/realizadas de maneira COLABORATIVA/ COOPERATIVA.
Ronaldo Costa Pinto










Comments